publicações

Revista
Monolito 9 Mauro Munhoz
Autores: Dominique Gauzin-Müller, Fernando Serapião, Luiz Schwarcz e Paulo Fujioka

Livro
Museu do Futebol – Arquitetura e requalificação no Estádio do Pacaembu
Autores: Marianne Wenzel e Mauro Munhoz
O livro é um relato completo e abrangente do processo de desenvolvimento do projeto do Museu do Futebol, de autoria de Mauro Munhoz, experiência emblemática de intervenção contemporânea em edifício histórico na cidade de São Paulo. Refletindo o pensamento estruturante do projeto, que se apoia na compreensão profunda das condicionantes históricas, técnicas e sociais do programa, o livro mostra a relação da cidade com o estádio e detalha a inserção de um uso novo, de museu interativo e de acervo peculiar, em uma edificação existente e de uso intenso e cotidiano. Através da imersão nas particularidades do processo, é possível compreender como as premissas da leitura territorial se aplicam na escala do edifício, proporcionando a resolução de questões técnicas com propriedade por meio do exercício pleno da arquitetura. O projeto é um marco urbano de intensa conexão identitária com o sítio, com o programa e com o usuário, inserindo o Museu do Futebol no cenário expográfico e museológico da cidade de forma contemporânea e definitiva.

Livros
Ao completar dez edições, a Flip realizou um desejo antigo de ver consolidada uma parte de sua história. Surgiram assim dois livros comemorativos, com curadoria de Flavio Moura.

Paraty é uma festa: dez anos de Flip
Organização: Flávio Moura
Textos: Ángel Gurria-Quintana, Humberto Werneck, Marianne Wenzel, Mauro Munhoz, Sérgio Augusto e Zuenir Ventura
Edição comemorativa de dez anos da Festa Literária Internacional de Paraty, o livro lançado em 2012 oferece um resumo vivo da evolução da festa de 2003 a 2011, através das múltiplas visões de grandes jornalistas sobre o evento. A publicação é uma celebração também à paisagem cultural da cidade, que, mais do que cenário, é protagonista da festa, emprestando à FLIP a efervescência cultural e a liberdade criativa que caracterizam seu território.

Ten/Dez
Celebra a boa literatura com um conto ou ensaio para cada ano da festa. A coletânea reúne cinco autores brasileiros (Bernardo Carvalho, Milton Hatoum, Cristóvão Tezza, Beatriz Bracher e Reinaldo Moraes) e cinco estrangeiros (Ian McEwan, Margaret Atwood, Nadine Gordimer, Julian Barnes e Colm Tóibín).